Fórum Zona 22

Fórum para Região dos Lagos
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Cuidados com a vela de ignição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dedé
Motor 5.7 V8
Motor 5.7 V8
avatar

Mensagens : 167
Pontos : 293
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/05/2011
Idade : 40
Localização : Zona 22

MensagemAssunto: Cuidados com a vela de ignição   Sab Jul 23, 2011 7:49 am

O motor a combustão, seja a gasolina, etanol ou flex, precisa de um sistema elétrico indispensável para o seu funcionamento. E muitas vezes, neste sistema, a vela de ignição sofre alguns danos causados pelo seu desgaste natural ou por outros problemas que o veículo apresenta.


A vela de ignição é uma peça instalada no cabeçote do motor que recebe uma corrente elétrica de 35 a 45 mil volts que cria uma faísca e permite a explosão na câmara de combustão. A faísca, ou centelha, é feita com a ajuda de um eletrodo central e outro lateral, que se não funcionarem bem o veículo apresenta alguns sintomas.


“Uma vela ruim causa falha no motor e dificuldade na partida e em alguns casos o veículo pode até apagar de uma hora para outra. Quando isso acontece, está na hora da troca da vela”, explica o chefe de assistência técnica da Bosch, Mario Tommey.


Os problemas mais comuns na vela estão na carbonização da sua estrutura e no derretimento do eletrodo central. Isso acontece quando há excesso de combustível na câmara ou a entrada de óleo durante a queima. Mas é bom lembrar que toda vela tem sua vida útil. “Em uma situação de uso normal da vela o que ocorre é o desgaste dos eletrodos central e lateral e com o tempo ela vai ter dificuldade na geração da centelha”, afirma Vander Souza, instrutor do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).


O recomendável é verificar as condições da vela a cada 10 mil km e fazer a troca entre 20 e 30 mil km rodados. Mas fique atento na instalação quanto à calibração da vela, ou seja, a distância correta que os dois eletrodos precisam ter um do outro. Feito isso, você não terá surpresas ao dar a partida no seu carro.

by Auto+
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Cuidados com a vela de ignição
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Canhão da chave de ignição WJ 3.1
» Como conservar o seu CM?
» Filho Amado- Capítulo 67.
» Problemas na patinha do canhão da ignição
» Problema na ignição / imobilizador

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Zona 22 :: Geral :: Oficina Zona 22-
Ir para: